PROJETO DE REVITALIZAÇÃO HERBÁRIO BARBOSA RODRIGUES

Entrada
Entrada

Visão geral
Visão geral

Café noite
Café noite

Entrada
Entrada

1/9

CULTURA – ARTE – CIÊNCIA – LAZER

 

Fundado em 1942, o Herbário Barbosa Rodrigues é uma referência mundial em botânica abrigando um acervo de 70 mil exemplares dessecados de plantas das mais variadas espécies.

O acervo é resultado de uma verdadeira “aventura” científica realizada pelo botânico Raulino Reitz que, durante 14 anos, comandou mais de mil excursões percorrendo 954.000Km no estado catarinense mapeando toda sua vegetação .

Em breve o jardim do HBR passará por um processo de revitalização transformando o instituto no primeiro HUB cultural de Itajaí, inspirado nos melhores museus e centros culturais de Londres e Nova Yorque.

O projeto de revitalização foi criado pelos diretores de arte Gutje Woortmann e Fernanda Menegatti (@drumcomm / www.drumcomm.com) que também respondem pela curadoria cultural do espaço. A dupla que viaja o mundo de olho nas tendências e nas formas mais inovadoras de apresentação de conteúdo, criou exposições outdoor e indoor  (realizadas ao longo do ano), para transformar o HBR numa referência em cultura e inovação, em consonância com desenvolvimento da cidade.

Segundo Gutje "o projeto foi criado para trazer uma proposta inédita à cidade: um local que agrega cultura, arte, ciência e lazer proporcionando uma experiência totalmente diferente à comunidade". Itajaí ganhará um espaço multicultural com áreas de convivência embaladas com obras de arte, um café com vista panorâmica, uma instalação sensorial, um espaço para workshops e cursos, feira orgânica, floricultura, loja, espaço kids e restaurante conceito.

 

Além de fomentar a cultura, a remodelagem do espaço tornou o Herbário Barbosa Rodrigues num ambiente mais acolhedor, seguro e estimulante para que acadêmicos e estudantes de todos os níveis possam se encontrar e compartilhar informações.

ECOWEEK

A programação cultural desta nova jornada começará com a realização do HBR ECOWEEK, um evento no formato “walk through”, conceito desenvolvido pelos curadores para o “novo normal” onde o público entra no evento gradativamente e segue um percurso praticamente sem parar, garantindo o distanciamento social.

O HBR ECOWEEK apresentará uma exposição ecotech (produtos com tecnologias verdes e energias renováveis), um “time line HBR” (contando a história do Herbário), instalações multimídia e sensoriais, espaços instagramáveis, espaço game, palestras e pocket shows com artistas de Santa Catarina.

As palestras, games e pocket shows terão acesso limitado.

Acreditamos que a educação é a melhor ferramenta para construir uma sociedade justa e sustentável.

Visite o site do Instituto Echomundo Sustentável, conecte-se e saiba mais! 

LOGO ECHO WHITE.png